top of page

PROJETOS

PROJETO DE
MONITORAMENTO DE PRAIA DA BACIA POTIGUAR (PMP-BP)

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Potiguar (PMP-BP) é uma iniciativa dedicada ao registro e conservação da vida marinha ao longo do litoral dos estados do Rio Grande do Norte e Ceará. Desde sua implementação em 2009, o projeto tem sido fundamental na observação e resposta a diversos impactos na fauna marinha local.

Executado pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em colaboração com a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS), o PMP-BP abrange aproximadamente 336 quilômetros de costa, estendendo-se desde Aquiraz/CE até Caiçara do Norte/RN.

As atividades do projeto incluem o registro de encalhes de biota marinha, o atendimento a encalhes de tartarugas, aves e mamíferos marinhos, além do acompanhamento das atividades reprodutivas das tartarugas marinhas. O monitoramento também abrange a identificação e registro de resíduos, assim como o resgate, reabilitação e posterior soltura de fauna marinha.

Ao abranger catorze municípios em sua área de atuação, distribuídos entre os estados do Rio Grande do Norte e Ceará, o PMP-BP desempenha um papel vital na proteção  da biodiversidade marinha nessa região, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias de conservação e uso sustentável dos recursos naturais.

Estruturado e executado pela Petrobras para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA, o PMP é o maior programa de monitoramento de praias do mundo. Atualmente, a Petrobras mantém quatro PMPs, que juntos, atuam em 10 estados litorâneos, acompanhando mais de três mil quilômetros de praias em regiões onde a companhia atua, trabalhando em parceria com diversas organizações científicas e comunidades locais. No Rio Grande do Norte, o trabalho é realizado em conjunto com o Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – PCCB-UERN por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte – FUNCITERN, instituições contratadas pela Petrobras.

O monitoramento é fiscalizado pelo IBAMA e compreende o registro, resgate, necropsia, reabilitação e soltura de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, contribuindo para a gestão de políticas públicas para a conservação da biodiversidade marinha.

Órgão Licenciador:

Empreendedor:

Instituições Executoras:

Instituição Parceira:

FUNCITERN LOGO-01.png

PROJETO DE
MONITORAMENTO DE IMPACTOS DE PLATAFORMAS E EMBARCAÇÕES SOBRE AVIFAUNA (PMAVE)

WhatsApp Image 2024-02-28 at 16.12.58.jpeg

O Projeto de Monitoramento de Impactos de Plataformas e Embarcações sobre a Avifauna da Bacia Potiguar (PMAVE) é uma iniciativa crucial coordenada pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB), em parceria com a 3R e o IBAMA. Este projeto desempenha um papel fundamental como uma condicionante para permitir que essas organizações atuem nas plataformas offshore da região.

Outra importante função do PMAVE é a produção de laudos de riscos e impactos para as operações das plataformas que estão retomando ou iniciando suas atividades. O projeto elabora também planos de ação e mitigação para esses impactos identificados.

Desde o início do contrato há dois anos, o PMAVE tem concentrado suas operações principalmente nas plataformas do litoral setentrional, especialmente em áreas como Areia Branca, Guamaré e Macau. Essas atividades visam não apenas garantir a conformidade com as regulamentações ambientais, mas também promover a preservação da avifauna na Bacia Potiguar.

​​As atividades do PMAVE consistem em monitoramento embarcado regular das plataformas desativadas, capacitação das equipes da 3R em manejo, sensibilização ambiental e conservação das aves, tanto marinhas quanto terrestres. Além disso, o projeto realiza resgate, reabilitação, soltura e necropsia de aves encontradas nas plataformas que necessitam de intervenção.

Órgão Licenciador:

Empreendedor:

Instituições Executoras:

3RPetroleum-1626380662-logomarca-3r-corpng.webp
FUNCITERN LOGO-01.png
bottom of page