QUEM SOMOS
NOSSA HISTÓRIA
O Projeto Cetáceos da Costa Branca - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCB-UERN) foi fundado em outubro de 1998 por iniciativa de estudantes e professores do Curso de Ciências Biológicas da UERN. Inicialmente, o propósito do projeto era estudar o comportamento e ecologia de cetáceos na região da Costa Branca, motivo pelo qual foi denominado de Projeto Cetáceos da Costa Branca.
Devido a presença da equipe nas atividades de campo, os moradores e pescadores das comunidades locais rapidamente passaram a relatar a ocorrência de encalhes de animais marinhos vivos e mortos nas praias da região. Desde então, o projeto começou a atuar em ações de resgate, atendendo a encalhes de baleias e golfinhos vivos e mortos.
Com o tempo, observou-se um crescente número de peixes-bois marinhos (Trichechus manatus) encalhados vivos na área. Por esta demanda, o PCCB-UERN também se especializou no atendimento de encalhes de peixes-bois, principalmente de filhotes vivos. Desde então, o projeto participou da elaboração de protocolos de condutas de resgate e manejo desses animais.
Em seguida, e devido a crescente demanda, o PCCB-UERN incluiu o atendimento a encalhes de outros grupos taxonômicos, como tartarugas e aves marinhas debilitadas nas praias da região.
Desde dezembro de 2009, até o presente período, o PCCB-UERN executa e participa de projetos de condicionantes ambientais, através principalmente de Projetos de Monitoramento de Praias (PMP's) cobrindo hoje diariamente um trecho de aproximadamente 332,82km de costa entre Caiçara do Norte/RN e Aquiraz/CE. Essas atividades são vinculadas ao licenciamento ambiental federal exigido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, para as atividades de E&P.